TBR GROUP

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fãs suspeitam de ‘maracutaia’ do canal Viva em escolha de novela

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Admin


Fundador
Fundador
Fãs de novelas clássicas estão promovendo uma campanha nas redes sociais para que o canal Viva continue a exibir tramas anteriores a 1990 em sua faixa da meia-noite.

Os telespectadores suspeitam de que o canal passará a transmitir nesse horário novelas mais recentes, gravadas pela Globo nos anos 1990 e 2000.
A origem da desconfiança é uma enquete que o Viva vem realizando em seu site há uma semana. Nele, pergunta qual novela o telespectador quer que substituta Rainha da Sucata (1990): Água Viva (1980), O Dono do Mundo (1991), Fera Ferida (1993) ou A Indomada (1997)?

O problema é a presença nessa lista de três novelas produzidas depois de 1990. Isso indica que há 75% de chances de a próxima novela da meia-noite ter sido realizada depois de 1990.

Há pouco mais de dois anos, Letícia Muhana, diretora do Viva, por ocasião do sucesso da reprise de Vale Tudo (1988), deu uma entrevista à Folha de S.Paulo dizendo que a então faixa da 0h45, hoje 0h, era para as produções mais antigas.

"Criamos a faixa de 0h45 para oferecer clássicos, novelas dos anos 1970 e 1980 que mexam com a memória afetiva das pessoas", disse a executiva ao jornal em abril de 2011.

A desconfiança aumentou depois que o Viva retirou de seu site, no início desta semana, uma seção com comentários dos telespectadores. Já eram mais de 16 páginas de comentários, a maioria favoráveis a Água Viva.
Os fãs estão fazendo campanha abertamente por Água Viva. Eles não são contrários à exibição das concorrentes. Apenas não querem que novelas feitas depois de 1990, que já têm dois horários no canal (15h e 16h), ocupem a faixa da meia-noite.

Maracutaia

Para alguns fãs, a enquete seria uma manobra para o Viva passar a exibir novelas mais recentes à 0h. Estrelada por Adriana Esteves, que os telespectadores mais jovens conhecem de Avenida Brasil (2012), A Indomada é vista como favorita.

"Tenho impressão de que a ideia, com a enquete, é jogar para o telespectador a responsabilidade pela mudança", afirma o estenotipista Tom Dutra.

O profissional em closed caption é um dos que enxergam manobra favorável a A Indomada, porque "a maioria do público votante na internet é de adolescentes". "Parece que querem rejuvenescer o canal", diz.

Já o professor de artes Daniel Pilotto, membro da comunidade "Água Viva de Volta no Viva", no Facebook, vê uma "maracutaia".

"O canal está usando os recursos mais baixos para boicotar nossa escolha. Concluímos que apagaram os comentários do site por conta do grande número das declarações positivas sobre a possível volta de Água Viva. O canal insiste em não perceber a vontade de seu público, tão saudosista de tramas do passado, de forma que tememos que essa votação seja uma grande maracutaia e a novela já esteja escolhida", protesta.

Outro lado

O canal Viva diz que se mantém fiel à proposta de exibir novelas clássicas à 0h, mas já não as limita às décadas de 1970 e 1980.

"A faixa da meia-noite, pelo conceito estabelecido no lançamento do canal, é dedicada a novelas clássicas: produções consagradas que marcaram época, independente do ano em que foram produzidas. Rainha da Sucata, que está no ar no momento, é de 1990", disse ao blog, por e-mail, Letícia Muhana, diretora-geral do canal.

Assim, as quatro novelas em disputa são consideradas clássicas pelo canal. "As quatro novelas que estão em votação foram selecionadas a partir dos pedidos dos assinantes nas redes sociais e através do nosso Fale Conosco. Água Viva, Fera Ferida, A Indomada e O Dono do Mundo figuram no topo da lista.

Muhana afirma que é "óbvio" que a novela a substituir Rainha da Sucata será mais votada pelo público.

Segundo a diretora, o espaço para manifestações dos votantes no site do canal "foi desativado devido ao grande número de comentários ofensivos que acabavam por desvirtuar o tema proposto pela matéria e influenciar a votação".


fonte: Daniel Castro

http://telenovelasbr.forumbrasil.net

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum